segunda-feira, 11 de julho de 2011

O milagre dos espelhos

Saiba como garantir sensação de amplitude com esse recurso e inspire-se nos projetos

Lívia Alves

Acessório indispensável aos vaidosos, desde a Antiguidade, o espelho por muitos anos ficou restrito à paredes de banheiros e quartos apenas com uso funcional.
No entanto, nos últimos anos, conquistou diversos espaços dentro da casa e ganhou novas funções, transformando-se em um dos elementos mais procurados para transformar e ampliar ambientes.

Quem comprova isso é a Cebrace, uma das maiores produtoras de vidro do Brasil, que, nos últimos dois anos, obteve crescimento de 11% ao ano, nas vendas de espelhos.
Mais do que a função decorativa, o espelho também é um forte aliado na hora de trazer sensação de profundidade a espaços pequenos. “Dependendo da forma como são usados, eles podem transformar ambientes apertados, deixando-os mais amplos e aconchegantes”, afirma o arquiteto Glaucio Gonçalves.



Veja como aproveitar melhor os espaços da casa

Porém, é preciso ter cautela para não confundir a visão e gerar incômodo às pessoas. “Muitos espelhos juntos podem acabar poluindo o ambiente, causando uma sensação estranha como a de estar em um labirinto”, afirma a arquiteta Estela Netto. Caso de se colocar um espelho na frente do outro ou em ângulos de 90º.
Iluminação e respiro.

Outras funções dos espelhos nos projetos mais modernos é garantir luminosidade e trazer um pouco do verde da área externa para os ambientes. “Isso aumenta a sensação de paz e tranquilidade do lar”, afirma Gonçalves.



Esse efeito também pode ser causado pelos móveis revestidos de espelhos, tendência bastante observada nas últimas duas edições da Casa Cor, principal mostra de decoração da América Latina. Mas, novamente, não exagere. Uma única peça espelhada é suficiente para trazer um brilho diferente ao cômodo.

Um comentário:

  1. Seus projetos são inspiradores. Parabens a toda equipe e que seu trabalho se perpetue....

    ResponderExcluir