Por Viviam Santos
Truques para deixar a sua casa mais aquecida e aconchegante!
Nas quedas de temperatura que vêm ocorrendo em boa parte do País, nesta época de inverno, a casa fica fria e reflete diretamente o tempo lá fora. Com isso, no lugar onde deveria ser confortável em todos os sentidos, fica frio e não aconchega ninguém. Para manter a casa menos fria, principalmente quando boa parte dela tem piso frio, algumas dicas e truques garantem o seu conforto.
Tapetes e cortinas de tecido são o primeiro passo para aquecer a casa e, assim, quem está dentro dela. O arquiteto e designer de interiores Gláucio Gonçalves começa dando as dicas para a sala: "Para evitar contato com os pisos frios, utilize tapetes felpudos na casa, pois esse tipo de tapete proporciona boa sensação térmica. Mantas e almofadas de tricô sobre os sofás também oferecem calor".
O papel de parede é outra opção para adicionar calor aos ambientes. As cores mais quentes como laranja e vermelho são as mais indicadas para espantar o frio. "A sensação que as cores passam também é importante para o conforto térmico", garante.
As cortinas e persianas são outro truque, válido para todos os ambientes, pois podem absorver calor e evitar que correntes de ar circulem pela casa, tornando-a ainda mais fria. "Para evitar isso, também é preciso que as janelas e portas se mantenham fechadas quando não há a luz e o calor do dia", diz Gláucio.
Na cozinha e no banheiro, as torneiras elétricas são alternativas às convencionais para que a água fique quente, proporcionando conforto até ao lavar louças e as mãos.
Evitando as alergias
Quem tem alergia, nessa época do ano, piora devido à baixa umidade do ar e também devido aos itens de decoração de tecido, como o arquiteto indicou.
Para que as dicas valham também para quem tem esse problema, ou para quem quer evitar ácaros e outras complicações da não higienização dos itens, veja as recomendações do arquiteto:
- Mantenha a higiene doméstica, é a primeira coisa a ser feita para evitar o acúmulo de poeira;
- Para auxiliar a prevenção de alergias, substitua cobertores que soltam pelos por mantas de tecido sintético ou algodão;
- Mantas, blusas e colchas devem ser lavadas e expostas ao sol quando tiradas do armário, onde estiveram guardadas por um tempo;
- Utilize capas protetoras em travesseiros e colchões e lave-as semanalmente;
- Conserve cortinas, sofás e tapetes limpos. É importante aspirar as cortinas a cada 15 dias e lavá-las duas vezes por ano, aspirar os tapetes todos os dias e limpá-los com pano limpo, água e detergente neutro, e os sofás devem ser limpos dependendo do tecido;
- Evite lustres com detalhes que acumulam poeira e prefira os mais fechados ou fáceis de serem limpos frequentemente;
- Evite prateleiras sobre os sofás e sobre a cama, principalmente, pois o acúmulo de poeira é maior;
- Móveis de madeira maciça também contribuem para a piora das alergias respiratórias, pois são pouco resistentes à limpeza diária. Prefira os revestidos de laminados e fórmicas, que são facilmente limpados;
- Para as crianças que têm alergias respiratórias, bichos de pelúcia devem ser guardados em sacos plásticos e só retirados para as brincadeiras. Expostos no quarto, como decoração, nunca. Antes de guardá-los, o ideal é fazer nova lavagem.
Agora é só colocar as dicas em prática para deixar a casa quentinha e aconchegante!
terça-feira, 26 de julho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário